domingo, 21 de março de 2010

Filme - Guerra ao terror (2009)


Após saber que este filme havia vencido o Oscar, eu tive a idéia de falar sobre ele aqui, antes que ele caísse no esquecimento, estado em que ele estava antes do prêmio da academia. A princípio eu pensei que fosse um daqueles filmes toscos que ficam falando do heroísmo dos soldados americanos e blá blá blá. Mas eu me enganei.

Para quem não sabe, e devem ser bem poucos, o filme conta a história de um grupo do exército americano que desarma bombas e luta contra ataques terroristas no Iraque. É uma história interessante, pois fala sobre outro tipo de guerra, em que não existe uma linha de frente ou um inimigo específico a combater. Qualquer um de qualquer lugar pode ser um terrorista. E além disso ainda cobre os traumas psicológicos que esse tipo de guerra pode causar. Até porque americanos já são meio emos e bichinhas depressivos por natureza.

Algo que não se encontra em outros filmes mas que se vê nesse é uma visão imparcial sobre a guerra. Pelo menos suficientemente imparcial, afinal, mesmo não gostando dos americanos ninguém vai concordar com terroristas malucos que matam até a própria população. E, na minha opnião, a escolha do Oscar foi bem feita, é a primeira vez em muito tempo que um filme quase esquecido venceu. E um filme bom. Além do mais, os demais filmes eram uma bosta. Avatar, por exemplo, não tem nada demais, fora os efeitos especiais. Que a justiça seja feita, a escolha não poderia ter sido melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário