Na locadora, eu fiquei entre pegar este filme ou "A conquista da honra". Eu sabia que cada um mostrava um lado de uma moeda, sendo a moeda a conquista de Iwo Jima, que os ianques acham ser algo importante (e não foi, porque no final eles tacaram duas bombas atômicas, e quando se faz isso, quem se importa com uma ilha deserta?). mas eu acho que já vi alguns pedaços de "A conquista da honra", então peguei este.
Como já falado acima, este forma um conjunto com "A conquista da honra", mas estre mostra o outro lado, o lado dos japas. É um filme de guerra mas não tão de guerra, até porque não é mostrado tanto combate direto. É mais mostrado o drama dos soldados, encurralados em túneis sobre fogo constante. E também toda a mentalidade japa, e toda aquela coisa de praticar suicídio e tal. Há uns dois personagens principais, um general que é mandado a ilha para melhor preparar as defesas e um soldado japa que não quería estar ali.
No final das contas, é um bom filme, mas não é de guerra, como eu ja disse, está mais para um drama de guerra. Aposto que se não fosse o fato dele todo se passar na ilha, tería uma história de romance e tal. Mas enfim. Eu diría que é um filme médio, mas muito médio mesmo, e até um pouco chato. Eu pessoalmente nunca achei grande coisa a batalha de Iwo Jima e aquela foto idiota que os norte-americanos tiraran lá. Sempre achei mais interessante a bandeira soviética, vermelha e amarela, tremulando no Reichstag.
Nenhum comentário:
Postar um comentário