terça-feira, 24 de agosto de 2010

Filme - Adeus, Lenin! (2003)


Este post se trata de um filme realmente muito bom. Infelizmente, as vezes não se reconhece uma obra-prima quando ela está na frente do seu nariz. Eu havia lido apenas o nome, em algum canto obscuro da rede mundial de computadores. Depois, ainda observei brevemente a capa, na locadora. Mesmo assim, não me adentrou a cabeça a genialidade deste filme. Foi que então eu pesquisei sobre ele, colocando-o na já várias citada nos últimos posts lista de filmes que eu fiz para ver nas férias de inverno.

"Adeus, Lenin!" se passa na Deutsche Demokratische Republik (República Democrática Alemã, a Alemanha oriental), mais específicamente durante a queda do regime comunista (mesmo período, apenas localizações diferentes, em que se passa Pu239). Mas o ponto alto desse filme é mostrar as transformações que ocorreram no ponto de vista de uma pessoa comum, no caso um rapaz cuja mãe entrou em coma num país e acordou em outro. É simplesmente genial (e engraçado também, vê-lo tentar fingir que eles ainda estão na Alemanha comunista para a mãe não sofrer outro infarto).

Como eu já falei ali em cima, eu achei a proposta do filme genial, e muito bem executada. Este é um ótimo filme, tanto para os apaixonados por cinema quanto para o aficcionado em história (eu sou os dois, então imagine o quanto gostei desse filme...).

Nenhum comentário:

Postar um comentário