segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Filme - Leningrado (2009)


Não há nada de muito especial para falar sobre este filme. Apenas pesquisei-o numa lista de filmes sobre a segunda guerra mundial e loquei-o. Nem teria ido à locadora se não fosse por Um ato de liberdade.

A história, baseada em fatos reais, é das mias simples: os nazistas não conseguiram tomar a cidade de Leningrado por causa da forte resistência soviética, que tinham ordens de nunca recuar (e de matar quem recuasse). Então eles decidiram simplesmente cercar a cidade e bloquear a entrega de mantimentos, matando os três milhões de Leningradianos de fome. No meio disso, uma jornalista inglesa fica presa na cidade. E tem que lutar para sobreviver, junto com algumas outras pessoas que conhece por lá.

O bom do filme é que ele mostra o drama das pessoas envolvidas na guerra: desde os cidadãos comuns, sofrendo pela fome, ao piloto alemão que se recusa a atacar as reservas de suprimentos e as pessoas que tentam desesperadamente deixar a cidade. Eu até fiquei em dúvida quanto a colocá-lo na categoria de filmes de drama ou na de filmes de guerra (solução: colocar nas duas categorias).

Nenhum comentário:

Postar um comentário