domingo, 28 de fevereiro de 2010

Filme - Uma ponte longe demais (1977)


Você viu o título do post? Este filme é de 1977. Ele quebrou o recorde de filme mais velho já publicado neste blog. Um filme do tempo em que ainda se mostrava os créditos antes do filme começar. Não se fazem mais bons filmes como antigamente.

O filme fala sobre a operação Market Garden, um plano dos aliados para dar um fim rápido à guerra. O plano consiste em conquistar e guardar três pontes além da linha inimiga, com os soldados chegando por via aérea. Os tanques deveriam passar pela única estrada (uma das falhas da operação) para dar apoio às tropas após o salto de paraquedas. Um plano muito bem bolado, mas que acabou num grande desastre.

As cenas de batalhas não são o melhor do filme, embora estejam ótimas (principalmente se considerarmos a època). O legal do filme é a estratégia militar empregada. Mostra por detalhes todo o planejamento antes da ofensiva, e o porquê de tudo ter dado errado. E algo único do filme, que eu nunca tinha visto antes, são americanos e ingleses lutando juntos na segunda guerra mundial. Os ingleses tiveram participação considerável na reconquista da França, mas sempre foram omitidos dos filmes americanos. Este filme é um clássico do cinema. Pena que hoje em dia só se fazem filmes bestas com defeitos especiais e histórias estapafúrdias. Como eu já disse e repito: não se fazem mais filmes como antigamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário