segunda-feira, 17 de maio de 2010

Filme - O show de Truman, o show da vida (1998)


Eu descobri este excelente filme através de um material dado a mim por meu professor de português. O material falava de como um fato pode ser tratado como real, e assim percebido pelos personagens, desde que esteja de acordo com o universo em que se passa a história. O que isso tem a ver com este filme? Leia mais para entender.

Truman Burbank é um cara que passou toda a vida dentro de um gigantesco estúdio de televisão. Ele vive uma vida normal, mas todos a sua volta são atores. Ele faz parte de um show exibido 24 horas por dia, 7 dias por semana desde que ele nasceu, mostrando toda a sua vida, do primeiro passo ao primeiro beijo. Mas há um pequeno detalhe: ele não sabe nada disso. Diversas pessoas já tentaram se infiltrar no estúdio para contar-lhe a verdade, mas para ele o mundo exterior ainda é desconhecido. Ele começa a desconfiar quando resolve sair da cidade (que fica dentro do estudio) e é impedido por uma série de fatos estranhos.

O filme é ótimo. Jim Carrey faz um dos melhores papéis de sua carreira como Truman (pelo menos o melhor que eu já vi). As pessoas que assistem ao show ininterruptamente (incluindo um cara assistindo ao show em uma banheira) são uma crítica ao tempo que passamos em frente a televisão enquanto poderíamos realizar atividades mais construtivas. E o enorme poder da emissora, que foi a primeira empresa a adotar legalmente uma pessoa, nos faz refletir sobre a influência da mídia nos tempos de hoje e sobre o grande poder exercido pelas grandes corporações. Isso é uma metáfora, pois a vida de Truman é controlada pelo que os diretores e roteiristas do show decidem. Na vida real, a mídia está ficando tão influente que chega a fazer o mesmo conosco, pessoas livres. Enfim, nunca tnha visto um filme como esse, e dúvido que alguma vez irei ver algo parecido. Vale a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário