terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Filme - O Código Da Vinci (2006)


Fazem apenas alguns minutos que terminei de assistir a este belo filme na Tela Quente. Não é a primeira vez que eu o vejo. Eu o assisti pela primeira vez em DVD locado, acho que foi em 2007. A segunda vez foi na Tela Quente (TV aberta é nisso que dá).

Não é realmente necessário gastar os meus e os seus olhos com uma descrição complexa deste filme. Não desmerecidamente, quase todo mundo o conhece. Eu ainda me lembro quando ele passou no cinema. Foi um grande sucesso, tanto do filme quanto do livro. Por esses justos motivos, não farei a descrição do filme.

Mas então vamos a crítica, se é que posso chamar essas breves linhas escritas por esta humilde pessoa de crítica. O elenco estava ótimo, muito bem escolhido. Eles colocaram todos os melhores (e mais caros) atores de filmes de mistério e ação num filme só. E Tom Hanks é um ator muito versátil. Já fez romances, dramas e até filme de guerra sem perder a classe. A trilha sonora ídem. Muito adequada ao filme.

Mas nada disso supera o roteiro. A trama já começa com algo intrigante, um assassinato, aparentemente sem motivo. Robert Langdon, um especialista em símbolos, é considerado o principal suspeito. No desenrolar da trama estão organizações secretas, segredos da igreja e tudo o mais. Nos inervalos do filme, eu taquei alguns dados no Google, e nossa, as referências históricas foram tão perfeitas! O cara que bolou tudo isso só pode ser um gênio...

Algumas referências mostradas no filme:

Concílio de Nicéia: Conselho onde, segundo o filme, foi discutida a divindade de Jesus Cristo.

Malleus Maleficarum: O livro que foi escrito para ser um manual de caça às bruxas. Segundo o filme, o objetivo da Inquisição seria eliminar as mulheres descendentes de Jesus Cristo.

Abadia de Westminster: Lugar onde foi enterrado Isaac Newton. Na trama eles vão até lá procurar pistas.

Capela Rosslyn: No final do filme, eles encontram nesta capela os documentos provando que Sophia era a decendente de Jesus Cristo.

Ps: eu ainda não li o livro. Talvez eu o leia em algum futuro próximo. Aguardem minha opnião...

Nenhum comentário:

Postar um comentário